Proposta para apresentação de Palestra em Realidade Aumentada

Padrão

Realidade Aumentada e ARToolKit

1.     Descrição da palestra

DSCN5762A palestra com o título “Realidade Aumentada e ARToolKit” tem como objetivo oferecer ao espectador uma visão geral do que é o conceito de Realidade Aumentada (RA), criado por Milgram em 1994, apresentando o conceito dentro da proposta do “Virtual Continuum”, uma linha entre a realidade e a virtualidade, os tipos de RA e uma das ferramentas gratuitas para o seu desenvolvimento, o ARToolKit da ARToolLabs.

Apresenta-se inicialmente um breve histórico do desenvolvimento da RA, criado em 1979 nos Estados Unidos ainda como Realidade Ampliada, mostrando a classificação dos tipos de RA e como se dá o seu funcionamento genérico.

Em seguida, apresenta-se algumas aplicações comerciais de destaque em todo o mundo, incluindo o Brasil e as superproduções do cinema de Hollywood.

Com o conceito e as aplicações demonstrados, inicia-se a apresentação da ferramenta ARToolKit, mostrando o funcionamento básico do algoritmo, e os softwares e bibliotecas necessários para o seu funcionamento.

Para finalizar, executa-se algumas aplicações de exemplo que vem com a biblioteca ARToolkit, algumas com modificações próprias para demonstrar a possibilidade de interação e modificação do código, a integração da biblioteca com o VRML (que permite modelos mais definidos e animados) e por fim um exemplo bem robusto, Miku Miku Dance preparado para funcionamento em RA, com modelos comercialmente utilizados no Japão em forma de holograma.

2.     Público Alvo

Qualquer pessoa, mesmo sem experiência em computação, é capaz de compreender o conceito e o funcionamento da RA. Especificamente, alunos de cursos técnicos ou graduação em informática, sistemas de informação, ciência da computação ou área afim também poderão aproveitar-se do novo conceito de interação com marcadores fiduciais de processamento em tempo real.

3.     Duração

A apresentação pode variar de acordo com o interesse do evento, estimando o tempo ideal de 60 a 90 minutos.

4.     Dados do palestrante

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior, coordenador do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Mais detalhes nos endereços:

www.sergioportari.com.br  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4283022T3