PROFESSORES DO CURSO DE SISTEMAS VÃO APRESENTAR TRABALHO NO URUGUAI

Padrão
Humberto Cecconi e Sérgio Portari

Humberto Cecconi e Sérgio Portari

Trabalho produzido pelos professores de Sistemas de Informação, Sérgio Carlos Portari Júnior e Humberto Cecconi, será apresentado no próximo mês no Congresso da Associação Latino-Americana de Comunicação (ALAIC), em Montevidéu, no Uruguai. Alunos do mestrado em TV Digital da Unesp-Bauru, o trabalho dos professores propõe inovação tecnológica para programas transmitidos por TV Digital, com a utilização de equipamentos de baixo custo para a construção de estúdios virtuais.
De acordo com o professor Sérgio Portari Júnior, a proposta apresentada tem a propósito de realizar “a inserção de uma representação virtual de atores, obtida por meio de reconstrução tridimensional (3D) em tempo real. Isso permitirá a utilização em tempo real de uma gama de efeitos, antes visíveis apenas na pós-produção durante a filmagem de um programa”.
A proposta faz parte do projeto de mestrado desenvolvido pelos pesquisadores, e tem como um dos principais atrativos a utilização de um acessório usado em videogames para a reconstrução dos atores, o Kinect. “Com a utilização desse protótipo ainda será possível oferecer para o ator e para o diretor um feedback (retorno) em tempo real do posicionamento dos objetos virtuais, permitindo assim que atores possam olhar para a posição certa onde um objeto virtual será exibido na cena e que o diretor tenha uma pré-visualização da cena no momento de sua gravação”, reforça.
O Congresso da ALAIC acontece de 9 a 11 de maio e a apresentação do trabalho encerrará as atividades dos Grupos de Interesse no último dia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UEMG – Campus de Frutal

http://www.uemgfrutal.org.br/mostranoticia.php?codnot=772

Deixe um comentário