Quem sou?

Página

BREVE AUTOBIOGRAFIA

Professor de Sistemas de Informação na UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em TV Digital pela UNESP de Bauru na linha de Inovação Tecnológica, trabalhando com reconstruções 3D por SFM para Estúdios Virtuais. Gerente de Redes no UNESCO-HidroEX

Minha carreira profissional começa antes da carreira acadêmica. Quando, em 1996, iniciei o curso de Ciências da Computação, na UNIRP em São José do Rio Preto, já “arranhava” na programação, tendo feito os softwares que controlavam o jornal de propriedade de meu pai, alguns softwares de prateleira, como agenda, locadora e controle de estoque e ainda desenvolvia alguns programas para uso pessoal no início da década de 90.

Quando iniciei os estudos em programação mais avançados descobri muitas possibilidades novas, saindo da área comercial e focando na área acadêmica.

Logo em seguida passei a trabalhar com programação profissional passando por empresas de médio porte, desenvolvendo softwares específicos e direcionados.

Passei por empresas, como a própria UNIRP, onde desenvolvi o primeiro software de consultas de notas e faltas via internet. Em seguida fui para a EMPRO – Empresa Municipal de Processamento de Dados, da Prefeitura de S. J. Rio Preto – onde desenvolvi softwares para a administração pública.

Em seguida, ao findar o contrato com a EMPRO em 2001, continuei no mesmo segmento, mas desenvolvendo agora para a ADEBRAC – Agência de Desenvolvimento do Brasil Central – na Central de Projetos, continuando o desenvolvimento de softwares na área de administração pública, mas atendendo agora 36 municípios de Minas Gerais.

Em uma visita conheci o Deputado Federal Narcio Rodrigues, hoje o atual Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. A seu convite passei a ser Assessor Parlamentar de Informática, desenvolvendo softwares que informatizaram e integraram seus gabinetes em Brasília e nos municípios mineiros de sua base.

Com meu retorno a Minas Gerais recebi o convite de meu irmão, editor do Jornal Pontal do Triângulo, para escrever uma coluna de informática semanal. A coluna tratava de assuntos gerais ligados à informática, sendo publicado ainda um mini curso de html, novidade na época. Por três anos, semanalmente, as publicações foram veiculadas no semanário, até o seu fechamento em fevereiro de 2007.

Em meados de 2006 quando se instala em nossa cidade a UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais fui convidado a ministrar aulas no curso de Sistemas de Informação. Participei da montagem do primeiro projeto pedagógico do curso.

Hoje continuo ministrando aulas na UEMG, tendo sido subcoordenador e membro do colegiado do curso.

Por estar em uma instituição de ensino superior com ênfase em pesquisas, despertou-me o interesse em buscar mais uma especialização em minha carreira. Fiz uma especialização Latu-Sensu em Gestão e Exercício da Docência no Ensino Superior, na FINOM – Faculdades Integradas do Noroeste de Minas.

Neste meio tempo, em meados de 2009, fui convidado pela Sra. Sheila Paiva a fazer parte do UNESCO-Hidroex, um instituto de Categoria II em excelências em águas, o único da América Latina, que é um centro avançado de pesquisa em águas e meio ambiente.

Inicialmente fui coordenador das Oficianas de Informática do Espaço de Ecocidadania do instituto, onde coordenei cursos de informática básica para a comunidade carente, desde o desenvolvimento da grade dos cursos até o gerenciamento da sua execução.

Atualmente, no UNESCO-Hidroex, sou responsável pelo Centro de Processamento de Dados e pelas redes de informática, gerenciando Servidores, páginas, correios eletrônicos bem como os mais de 200 terminais conectados nesta rede que amplia-se exponencialemnte a cada semestre.

Com os interesses acadêmicos mais uma vez aguçados por estar sempre no meio de doutores e pós-doutores, comecei a procurar um curso de Stricto-Sensu, onde o interesse por Realidade Virtual e Aumentada levou-me a cursar como aluno ouvinte as disciplinas de mestrado do curso de Engenharia Elétrica da UFU – Universidade Federal de Uberlândia.

Por intermédio do professor da disciplina, Professor Dr. Alexandre Cardoso, um dos maiores nomes da Realidade Virtual do Brasil, tomei conhecimento do Professor Dr. Antonio Carlos Sementille, um dos melhores na área de Realidade Aumentada, que ministrava as disciplinas de Realidade Aumentada na UNESP em Bauru. Desta forma, inscrevi-me no PPGTVD, onde o professor realiza orientação na linha tecnológica para TV Digital.

Desde então, nestes últimos meses, passei por uma fase crescimento onde adquiri muitos conhecimentos dos professores com as disciplinas cursadas e com a orientação muito eficaz e exigente do professor.

Trabalhamos no desenvolvimento de uma ferramenta de extração automática de keyframes para utilização de reconstrução de objetos tridimensionais pelo método Structure from Motion (SFM), cuja utilização será na construção de cenários virtuais. O projeto está em desenvolvimento e deve ser apresentada a monografia e realizada a defesa da dissertação em março de 2013.

Fruto desse esforço foram participações em eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos. Apresentação de trabalho no Workshop de Realidade Virtual e Aumentada na cidade de Uberaba, apresentação de trabalho no Simpósio Internacional de TV Digital, em Bauru e a apresentação do trabalho no XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, em Montevideo no Uruguai.

Isto me ajudou a melhorar na minha vida profissional, a melhorar as aulas das disciplinas ministradas e enxergar o mundo com olhar mais crítico e audacioso.

É pena que muita gente que desejava ver este sonho realizado ficou pelo caminho da vida antes do projeto ser concretizado. Devo tudo a meus pais, Sérgio e Lilia Portari, e agradeço muito à possibilidade de ter convivido com meus avós Roque e Irma Portari, Ignácio e Ethna Levoti, também minha tia Sônia Portari e meu tio Cézar Levoti. Saudades eternas… Um dia a gente vai se reencontrar!

Agradeço imensamente ainda a Luciani e Sérgio Neto por me suportarem em todos os momentos, ao meu irmão Rodrigo, Aureliane, a Thalita e a Estela pelos churrascos, almoços, jantas e por prestarem grande ajuda quiando mais precisei.

Mestrado defendido. Agora sim, MESTRE em TV Digital pelo PPG-TVD da UNESP de Bauru-SP, em 25/04/2013.

Não deixe de
no Twitter e no facebook (www.facebook.com/ProfSergioPortari).

Contatos pelo portari@gmail.com