Notícia no site da UEMG – Campus de Frutal

Padrão

PROFESSOR DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TEM TRABALHOS APROVADOS EM CONGRESSOS INTERNACIONAIS E NACIONAL

Sérgio Portari e Antonio C. Sementille

Professor Sérgio Portari e seu orientador Antonio Carlos Sementille

O professor do curso de Sistemas de Informação da UEMG – Campus de Frutal Sérgio Carlos Portari Júnior estará presente nos meses de setembro e outubro a três congressos, sendo dois deles internacionais e um nacional, onde apresentará resultados obtidos durante a sua pesquisa de mestrado desenvolvida junto à UNESP-Bauru.

A primeira participação será no VII Seminário Latinoamericano de Investigación de la Comunicación (ALAIC), que será realizado entre os dias 25 e 27 de setembro em La Paz, na Bolívia, onde será apresentado o artigo intitulado “Extração automática de Keyframes a partir de arquivos de vçãeo direcionado à reconstrução tridimensional de cenários virtuais para estúdios virtuais”. Essa é a segunda participação do professor no ALAIC e, dessa vez, o trabalho terá ênfase no movimento de câmeras e técnicas de captura de imagens para reconstrução 3D de grandes ambientes para estúdios virtuais de televisão, voltados para a área de comunicação. A fala de Sérgio Portari Jr. está prevista para o dia 26 de setembro.

Na seqüência ele participará XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital na categoria “Workshop de realidade virtual e aumentada aplicada a games”. O evento será realizado em São Paulo e o artigo aprovado do professor leva o título de “Extração Automática de Keyframes para Reconstrução 3D de Cenários Virtuais para Games”, sendo que neste paper a ênfase será no método de extração de keyframes, abordando o software, código e algoritmos propriamente ditos, voltado à área de Computação.

Por último, Sérgio Portari ainda apresentará um trabalho aprovado no Seminário de Comunicação (Secom) organizado pela UNESP-Bauru. Lá será apresentado o trabalho “Sistema Para Extração Automática De Keyframes A Partir De Arquivos De Vçãeo Direcionado à Reconstrução Tridimensional De Cenários Virtuais Através Do Método SFM”, onde o foco principal, de acordo com o professor, “está na metodologia de reconstrução de objetos para cenários virtuais com uma seleção adequada de frames para manter as características dos objetos obtidos com um número otimizado (menor) de keyframes, mantendo as características e aplicabilidades em software de estúdio de televisão digital”.

Todos os trabalhos aprovados são frutos da pesquisa de dois anos conduzida por ele, em nível de mestrado, sob orientação do professor Antonio Carlos Sementille.

http://www.uemgfrutal.org.br/mostranoticia2.php?codnot=1214